quinta-feira, 18 de novembro de 2010

TEORIA E PRÁTICA

Como já mencionei nas reflexões anteriores desde o primeiro semestre o curso ofereceu condições importantes para uma tomada de decisão no sentido de qualificar nossa prática pedagógica, porém quero destacar o VII semestre como decisivo na proposta pedagógica e na escolha da modalidade de ensino em que fiz meu estágio.
As reflexões proporcionadas pela disciplina Didática e Planejamento reforçou a concepção que tinha com relação ao planejamento e mudou minha visão de avaliação. Estes são imprescindíveis para decidir que tipo de sociedade e de homem queremos formar e que tipo de ação educacional é necessária para isso. Devemos pensar o planejamento de ensino considerando: o contexto em que meu aluno está inserido; suas necessidades e interesses; quais são meus objetivos; que caminhos vou percorrer associados aos conteúdos para alcançar meus objetivos e como meus alunos estão reagindo a minha proposta de trabalho.
A prática pedagógica deve ser avaliada constantemente, analisando os resultados das ações realizadas, mantendo o que está dando certo e repensando, revendo as ações cujos resultados não estão de acordo com o esperado, buscando novas estratégias para alcançar os objetivos estabelecidos.
As leituras, discussões e pesquisas realizadas na Interdisciplina EJA aguçaram minha curiosidade que culminou com .a realização de estágio o que desencadeou o meu tema de investigação do TCC.
A Educação para jovens e adultos, hoje chamada EJA é uma categoria organizacional constante da estrutura da educação nacional, com finalidades e funções específicas. Ela representa uma dívida social não reparada para com os que não tiveram acesso e nem domínio da escrita e leitura como bens sociais, na escola ou fora dela, e tenham sido a força de trabalho empregada na constituição de riquezas e na elevação de obras públicas. Ser privado deste acesso é, de fato, a perda de um instrumento imprescindível para uma presença significativa na convivência social contemporânea.
Apesar da oferta desta modalidade de ensino ser oferecida à todos que a ela buscarem, a permanência destes alunos na escola vai depender da proposta pedagógica da escola que deve levar em consideração a exigências da escola EJA que é adequar os conteúdos às necessidades e realidades dos educandos e da qualificação dos docentes no sentido de promoverem ensino significativo para o aluno.
O primeiro desafio ao chegar na escola é enfrentar uma situação desconhecida, povoada pelas lembranças vividas na escola e pela expectativa do novo. As experiências escolares anteriores, em sua grande maioria, são desestimulantes e cheias de histórias de fracasso. Não é pequeno o número daqueles que se consideram de "cabeça dura" e que "não dão pro estudo", a partir da incorporação do fracasso. Justificam o abandono à escola a necessidade de trabalhar, distância da escola, ausência de escola no local ou ausência de professores. Afirmam também que a desconsideração dos pais pela educação contribuiu para o abandono da escola.
O professor precisa estar seguro e motivado para ajudar a vencer as dificuldades e medos de seus alunos no retorno à escola. Para isso a concepção freireana de homem e de mundo, remete, em sua essência, a uma postura pedagógica que concebe o homem como ser de vocação ontológica para ser sujeito, como um ser de relações atuando na realidade, já se antecipa que, para Paulo Freire, o processo de aprendizagem é dinâmico e ativo.
Ajudar meu aluno a vencer seus medos e mantê-lo motivado foi a meta almejada e avalio como alcançada através de trabalho com PA no meu período de estágio.
O trabalho com Projetos de Aprendizagem configura uma situação aberta, desestabilizadora, cujos caminhos e resultados não são pré-determinados e nem conhecidos de antemão pelos docentes. Nesta prática, os alunos, reunidos em pequenos grupos formados por interesses comuns em torno de um fenômeno que querem entender, levantam questões de investigação; buscam, organizam e comparam informações; elaboram e publicam seus achados, socializando tanto o processo desenvolvido, quanto os resultados alcançados, na medida em que o trabalho se desenvolve.
Além disso o Projeto de Aprendizagem resgata a auto-estima dos alunos que se descobrem capazes e isso abre caminho para novas conquistas.
As aprendizagens construídas neste semestre estão se refletindo em minha prática pedagógica.

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